Equipe Veris

<< voltar

Depois de receber o título de bi-campeão do Instituto Brasileiro do Concreto – Ibracon 2012, que aconteceu em Maceió, os alunos de Engenharia Civil da Faculdade Metrocamp se consagram vice-campeões mundiais do ACI (American Concrete Institute) – Congresso Mundial de Concreto que aconteceu no Canadá.

O concurso premiou os candidatos que projetaram e construíram a melhor peça de concreto armado, denominada de Aparato de Proteção ao Ovo (APO). Participaram da etapa mundial os professores Fábio albino e Obadias e os alunos Airton, Alex, Claiton, Danilo, Juscelino, Marcelo, Rogério e Willian.



Histórico da equipe Veris


Em 2010, os alunos da equipe METROCAMP Veris venceram o 1° concurso interno de pontes de madeira, cujo objetivo era construir uma estrutura em forma de ponte utilizando varetas de madeira, cola e adesivo estrutural e que fosse capaz de suportar a maior carga possível antes de entrar em colapso.




Neste mesmo ano a equipe obteve a 8° colocação na classificação nacional do CONCREBOL realizado no 52° Congresso Brasileiro do Concreto na cidade de Fortaleza, Ceará.




Em 2011, esta mesma equipe participou do 53° Congresso Brasileiro do Concreto realizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, onde conquistou o 1° lugar no Aparato de proteção ao Ovo (APO), um feito inédito na história do concurso, pois o aparato campeão foi o primeiro pórtico colorido a conquistar esta colocação e a equipe a conquistar o título em sua primeira participação neste concurso.




Em 2012, a equipe participou de mais um congresso; o 54° Congresso Brasileiro do Concreto realizado na cidade de Maceió, alagoas, onde conquistou o bi-campeonato no Aparato de proteção ao Ovo (APO), o qual suportou 3 impactos sucessivos de 2,5 m de altura, alcançando a resistência máxima do concurso sem entrar em colapso.




Sobre o ACI

O ACI - American Concrete Institute, instituição de abrangência mundial tem como princípio desenvolver, compartilhar e disseminar o conhecimento e as informações necessárias para a utilização do concreto em seu pleno potencial. Com este propósito promove regularmente em suas convenções diversos concursos técnicos com intuito de estimular as novas gerações de estudantes.



Sobre o concurso Egg Protection Device (EPD)

Neste concurso de nível mundial realizado pelo ACI deve-se construir um pórtico de concreto armado de alto desempenho que seja capaz de suportar os impactos progressivos de uma carga e proteger um ovo abrigado sob sua viga que representa a vida humana, este concurso visa também à aplicação de princípios de sustentabilidade na execução do dispositivo e que os mesmos se reflitam em benefícios relacionados com a durabilidade do concreto, resistência ao impacto e outros aspectos da vida real que o EPD simula.



Exemplo de um EPD elaborado pela University of Missouri e o ensaio no ACI Convention Spring.



Instruções do concurso:

O EPD será ensaiado, posicionando-se o mesmo sobre uma base de metal que fixará os pilares de modo que o mesmo não fique solto, após a fixação o pórtico será submetido a impactos progressivos de um cilindro de metal com peso.



Os processos de concurso consistirão em três etapas, todas tratadas por um grupo de juízes nomeados pelo Comitê de Atividades Estudantis do ACI. Em primeiro lugar, o relatório será avaliado. Em segundo lugar, cada EPD inscrito será pesado e verificado suas dimensões. Só depois de as duas primeiras etapas de qualificação terem sido concluídas, o EPD qualificandoserá encaminhado para a etapa final do teste destrutivo, conforme descrito abaixo.



Teste de Impacto

Durante esta fase, cada EPD irá ser submetido a uma carga de impacto de 8.39kg progressiva a partir das seguintes alturas de 0,5 m, m 1,0, 1,5 m, 2,0 m, 2,5m, e até cinco vezes a partir do altura máxima de 3,0 m. O EPD vencedor será determinado com base na energia máxima (peso x altura) antecessora ao colapso/falha e maior número de repetições de impacto de 3,0 m de altura (para os EPDs que permitirão atingir este estágio de carga). Na eventualidade de um empate (para os EPDs que sobrevivem os 5 repetições de impacto de carga a 3,0 m sem falhar), o EPD vencedor será determinado com base na massa mínima determinada no início da competição.



Critérios de Falha

A quebra do ovo constituirá o fracasso da EPD que poderá ocorrer devido ao dano estrutural do EPD ou de estilhaçamento do concreto. Nota: Se devido à vibração, o ovo não for danificado pelo EPD, mas em vez disso salta para fora do eggcup, um ovo novo será utilizado e o carregamento irá continuar. O EPD deve ser estável e não deve cair sob seu próprio peso durante o teste. Controles de estabilidade serão realizados depois de cada carga de impacto. EPDs instáveis serão desclassificados. Segundo o senhor William de Jesus Brandolim.